terça-feira, 7 de agosto de 2012

A influência Italiana e o descaso com a Arquitetura em Belo Horizonte.


Casa da Loba

Continuando os post's sobre a Influência Italiana na Arquitetura de Belo Horizonte, para quem já conhecia vale a pena relembrar, quem não conhecia poderá conhecer por fotos a famosa Casa da Loba.
Vocês podem não acreditar, mas no Bairro Lagoinha existiu um importante exemplar da participação italiana na arquitetura de Belo Horizonte :-). A Casa da Loba foi construída na  década de 1920 por Octaviano Lapertosa para João Abramo, o proprietário. Hoje nada restou da belíssima residência em estilo neoclássico italiano, somente fotografias.
"O mais suntuoso prédio da Rua Itapecerica, o histórico palacete encimado pela Loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo, símbolo de Roma. Casa da Loba foi construída na década de 1920 por Octaviano Lapertosa para João Abramo, o proprietário e foi durante anos a sede social do Guarani Foot-Ball Club hoje tomada pelo Patrimônio Histórico." Esta referência esta no livro "Lagoinha meu amor" de Plínio Barreto.

Vejam a descrição do palacete:


Informações do Imóvel


Fotos do interior do palacete:












Agora tentem imaginar tudo isto com as cores!!!


Casa da Loba, atualmente!


Fontes:

1. Minhas memórias, memórias emprestadas e memórias inventadas.
2. http://gazetalagoinha.wikidot.com


5 comentários:

  1. Agradeço pela oportunidade de conhecer um pouco mais da história da casa que pertenceu a meu avô paterno, João Abramo.
    Uma pena que a família a tenha perdido e hoje haja tanto descaso por ela. Sou filha de João Abramo, filho, e nunca visitei o interior dessa casa que foi construída pela família de meu pai. Atenciosamente,
    Lizetti Miriam Abramo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha mãe morou nessa casa durante toda sua adolescência, acho q minha avó alugava a casa e tinha uma pensão para estudantes.... não sei explicar toda a historia, mas se quiser posso passar o contato da minha mae, pois ela sabe e tem diversas fotos da casa

      Excluir
    2. Ola Humberto, gostaria de entrar em contato com voce. Estou fazendo uma pesquisa sobre a casa

      Excluir
  2. Está casa com a imagem da Loba amamentando Rômulo e Rêmulo fez parte de minha infância quando saía do Grupo Escolar Silviano Brandão e entrava na Rua Itapecerica a caminho de casa e me deparava com a Escultura que me fascinava e me fazia entrar por alguns momentos em um mundo mágico e cheio de mistérios.
    Fiquei triste em saber que a Escultura foi retirada da Casa.


    ResponderExcluir
  3. Fez parte de minha infância a Escultura da Loba amamentando Rômulo e Rêmulo quando saía do Grupo Escolar Silviano Brandão e entrava na Rua Itapecerica a caminho de casa e me deparava com a Escultura e por alguns instantes era transportada para um Mundo mágico e cheio de mistérios. Fiquei triste em saber que a Escultura foi tirada da Casa.

    ResponderExcluir