Société Génerale de Transports Maritimes à Vapeur
Esta sociedade foi fundada a 18 de março de 1865, com o capital de 20 milhões de francos e com o objetivo principal de transportar minério de ferro da Argélia, destinado às grandes usinas metalúrgicas do meio-dia (N.E.: Midi, no original francês) e centro da França.
Para realizar esse objetivo, encomendou a nova sociedade, imediatamente, à Société Forges et Chantiers de la Méditerranée, 9 vapores com capacidade para 1.200 toneladas de minério de ferro, que foram denominados Alsace, Auvergne,Artois, Bretagne, Dauphine, Franche-Comté, Lorraine, Normandie e Touraine.
Entretanto, adquiria a companhia, por compra imediata, o vapor Touareg, com o qual iniciou um serviço provisório, enquanto não ficavam prontos os navios encomendados. No decorrer do ano de 1866, foram ficando prontos estes navios, que logo entravam para o serviço, comprando também a sociedade os vaporesNumidie, Marocain e Ville de Nice, e inaugurando então as suas diversas linhas para a Argélia e para o Egito.
Em 1867, para satisfazer as exigências do comércio, foi estabelecida a linha entre Marselha e os portos do Brasil e Rio da Prata, com quatro vapores,Bourgogne, Poitou, Savoie e Picardie, de um deslocamento de cerca de 2.500 toneladas e 1.200 cavalos de força, que lhe davam uma velocidade de 10 nós - navios, portanto, para aquela época, muito bons.
Em 1871, aumentava a sociedade a sua frota para a América do Sul, com um novo vapor, o La France, de 11 nós de velocidade, capaz de transportar 1.054 passageiros. Em 1874, foi a Société Générale convertida em sociedade anônima, com o capital de 12 milhões de francos. Em 1876, era a frota da companhia aumentada com o Bretagne, com uma capacidade de transporte de 2.200 toneladas.
Em 1850, mandou a companhia construir na Inglaterra dois novos vapores, oNavarre e o Béarn, com 6.000 toneladas de deslocação cada um. Tendo-se perdido o Navarre, foi substituído pelo Provence, construído pelas Forges et Chantiers. Em 1882, a frota da companhia compreendia 17 vapores, com a tonelagem bruta total de 31.445 toneladas. Em 1888, a Société Générale de Transports Maritimes reduziu o seu capital a 9 milhões, reembolsando o valor de uma ação em 4, aos seus acionistas. Em 1890, mandou construir mais dois vapores, o Aquitaine e o Espagne, e logo depois mais um, o Italie, comprando também por essa ocasião dois vapores em Inglaterra, o Les Andes e o Les Alpes.
Devendo terminar em 18 de março de 1893 o prazo marcado em seus estatutos para a sua duração, foi este prorrogado por um novo período de 30 anos, em assembléia geral de 28 de abril de 1893.
A companhia tem sempre continuado a aumentar a sua frota, a qual fez mais as seguintes adições: em 1897 adquiriu o France e o Russie, este último com 16 nós; em 1899 o Alsace e o Savoie; em 1900 o Mont-Blanc, o Mont-Cenis e oMont-Rose, respectivamente 4.750, 5.200 e 6.000 toneladas; em 1901 o Algerie, do tipo France, porém melhorado; em 1901 o Orléanais e o Nivernais, de 2.600 toneladas cada um. Neste ano, construiu também a companhia o primeiro paquete-iate que navegou sob a bandeira francesa, com 3.480 toneladas, acomodações para 200 passageiros de primeira classe e destinado a viagens de recreio.
A companhia acaba de juntar à sua frota dois novos navios, o Plata e o Paraná, com 6.000 toneladas e providos de todos os melhoramentos modernos. A frota da companhia compreende atualmente 25 vapores, com 89.600 toneladas. A seguir se encontra uma lista com a tonelagem e força dos vapores empregados na Linha do Atlântico.
Vapores | Tonelagem | Força hp | |
Paraná | a hélices | 6.800 | 6.000 |
Plata | 6.000 | 6.000 | |
Pampa | 5.000 | 5.000 | |
Formosa | 5.000 | 5.000 | |
Algerie | 4.300 | 3.000 | |
France | 4.300 | 2.800 | |
Italie | 4.200 | 2.800 | |
Espagne | 4.100 | 2.800 | |
Provence | 4.100 | 2.400 | |
Les Alpes | 4.200 | 2.600 | |
Mont Pelvoux | cargueiros | 4.800 | 1.900 |
Mont Rose | 4.200 | 1.600 | |
Mont Cervin | 3.800 | 1.800 | |
Mont Ventoux | 3.500 | 1.400 | |
Ile-de-France | (paquete-iate) | 3.500 | 2.500 |
SE ALGUEM TIVER FOTOS DESSE NAVIO ESPAGNE OU DESEMBARQUE, OU ALGO SOBRE ELE OU AS VIAGENS ...MANDEM MORENOITOBI@HOTMAIL.COM
ResponderExcluirPor gentileza quem tiver fotos do navio "ORLEANAIS" ou fotos gerais por volta do ano de 1906 solicito encarecidamente que enviem para: grantowernovocentro@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado.
Se alguém tiver fotos do Vapor Bearn ou documentos, mande para mim, por favor. Meus antepassados chegaram no Brasil pelo porto de Santos, dia 24/02/1888, a bordo do Vapor Bearn. meu e-mail: leandrotrevizan@yahoo.com.br
ResponderExcluirPor favor se alguém tiver informações sobre o navio espagne , entre em contato, meus antepassados vieram da Itália em 1887!
ResponderExcluirVocê já foi ao MUSEU DA IMIGRAÇÃO? Lá se consegue muitas informações sobre imigrantes italianos e espanóis.
Excluir