quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vapor de Espagne


Société Génerale de Transports Maritimes à Vapeur
Esta sociedade foi fundada a 18 de março de 1865, com o capital de 20 milhões de francos e com o objetivo principal de transportar minério de ferro da Argélia, destinado às grandes usinas metalúrgicas do meio-dia (N.E.: Midi, no original francês) e centro da França.
Para realizar esse objetivo, encomendou a nova sociedade, imediatamente, à Société Forges et Chantiers de la Méditerranée, 9 vapores com capacidade para 1.200 toneladas de minério de ferro, que foram denominados AlsaceAuvergne,ArtoisBretagneDauphineFranche-ComtéLorraineNormandie e Touraine.
Entretanto, adquiria a companhia, por compra imediata, o vapor Touareg, com o qual iniciou um serviço provisório, enquanto não ficavam prontos os navios encomendados. No decorrer do ano de 1866, foram ficando prontos estes navios, que logo entravam para o serviço, comprando também a sociedade os vaporesNumidieMarocain e Ville de Nice, e inaugurando então as suas diversas linhas para a Argélia e para o Egito.
Em 1867, para satisfazer as exigências do comércio, foi estabelecida a linha entre Marselha e os portos do Brasil e Rio da Prata, com quatro vapores,BourgognePoitouSavoie e Picardie, de um deslocamento de cerca de 2.500 toneladas e 1.200 cavalos de força, que lhe davam uma velocidade de 10 nós - navios, portanto, para aquela época, muito bons.
Em 1871, aumentava a sociedade a sua frota para a América do Sul, com um novo vapor, o La France, de 11 nós de velocidade, capaz de transportar 1.054 passageiros. Em 1874, foi a Société Générale convertida em sociedade anônima, com o capital de 12 milhões de francos. Em 1876, era a frota da companhia aumentada com o Bretagne, com uma capacidade de transporte de 2.200 toneladas.
Em 1850, mandou a companhia construir na Inglaterra dois novos vapores, oNavarre e o Béarn, com 6.000 toneladas de deslocação cada um. Tendo-se perdido o Navarre, foi substituído pelo Provence, construído pelas Forges et Chantiers. Em 1882, a frota da companhia compreendia 17 vapores, com a tonelagem bruta total de 31.445 toneladas. Em 1888, a Société Générale de Transports Maritimes reduziu o seu capital a 9 milhões, reembolsando o valor de uma ação em 4, aos seus acionistas. Em 1890, mandou construir mais dois vapores, o Aquitaine e o Espagne, e logo depois mais um, o Italie, comprando também por essa ocasião dois vapores em Inglaterra, o Les Andes e o Les Alpes.
Devendo terminar em 18 de março de 1893 o prazo marcado em seus estatutos para a sua duração, foi este prorrogado por um novo período de 30 anos, em assembléia geral de 28 de abril de 1893.
A companhia tem sempre continuado a aumentar a sua frota, a qual fez mais as seguintes adições: em 1897 adquiriu o France e o Russie, este último com 16 nós; em 1899 o Alsace e o Savoie; em 1900 o Mont-Blanc, o Mont-Cenis e oMont-Rose, respectivamente 4.750, 5.200 e 6.000 toneladas; em 1901 o Algerie, do tipo France, porém melhorado; em 1901 o Orléanais e o Nivernais, de 2.600 toneladas cada um. Neste ano, construiu também a companhia o primeiro paquete-iate que navegou sob a bandeira francesa, com 3.480 toneladas, acomodações para 200 passageiros de primeira classe e destinado a viagens de recreio.
A companhia acaba de juntar à sua frota dois novos navios, o Plata e o Paraná, com 6.000 toneladas e providos de todos os melhoramentos modernos. A frota da companhia compreende atualmente 25 vapores, com 89.600 toneladas. A seguir se encontra uma lista com a tonelagem e força dos vapores empregados na Linha do Atlântico.




VaporesTonelagemForça hp
Paranáa hélices6.8006.000
Plata6.0006.000
Pampa5.0005.000
Formosa5.0005.000
Algerie 4.3003.000
France 4.3002.800
Italie 4.2002.800
Espagne 4.1002.800
Provence 4.1002.400
Les Alpes 4.2002.600
Mont Pelvouxcargueiros4.8001.900
Mont Rose4.2001.600
Mont Cervin3.8001.800
Mont Ventoux3.5001.400
Ile-de-France(paquete-iate)3.5002.500

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g25e.htm





5 comentários:

  1. SE ALGUEM TIVER FOTOS DESSE NAVIO ESPAGNE OU DESEMBARQUE, OU ALGO SOBRE ELE OU AS VIAGENS ...MANDEM MORENOITOBI@HOTMAIL.COM

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  2. Por gentileza quem tiver fotos do navio "ORLEANAIS" ou fotos gerais por volta do ano de 1906 solicito encarecidamente que enviem para: grantowernovocentro@hotmail.com
    Obrigado.

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  3. Se alguém tiver fotos do Vapor Bearn ou documentos, mande para mim, por favor. Meus antepassados chegaram no Brasil pelo porto de Santos, dia 24/02/1888, a bordo do Vapor Bearn. meu e-mail: leandrotrevizan@yahoo.com.br

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  4. Por favor se alguém tiver informações sobre o navio espagne , entre em contato, meus antepassados vieram da Itália em 1887!

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    1. Você já foi ao MUSEU DA IMIGRAÇÃO? Lá se consegue muitas informações sobre imigrantes italianos e espanóis.

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