quinta-feira, 19 de julho de 2012

A influência Italiana na arquitetura de Belo Horizontte - Marcel de Almeirda Freitas

"Caros leitores, vale a pena ler o artigo na íntegra, e vocês acharam inclusive uma referência ao Sr. Hermínio Gauzzi (meu avô, arquiteto), que fez projetos e construções fantásticas, e que infelizmente a grande maioria não existe mais, pois em menos de 100 anos, foram "tombadas" literalmente!"
Angelo Augusto Gauzzi


A influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte
Italian influence on the architecture of Belo Horizonte


Marcel de Almeida Freitas*


Resumo
O texto apresenta notas sobre a interferência da imigração italiana na urbanização de Belo Horizonte e a influência de trabalhadores italianos na construção da capital, apontando, como exemplo da operosidade dos imigrantes, um hotel ocupado pelo meretrício em estilo art déco localizado numa região degradada da cidade. Sugere-se que a área seja restaurada enquanto elemento do patrimônio e documento historiográfico, admoestando-se para que juízos morais – relativos à prostituição lá exercida – não obliterem o juízo estético acerca de imóveis dos anos 20 ainda remanescentes na cidade.
Palavras-chave: Imigração italiana; Cultura; Urbanismo; Estilo art déco. Abstract


This text presents notes about the interference of Italian immigration in the urbanization of Belo Horizonte and the influence of Italian workers on the construction of the capital. As an example of Italian laboriousness, it points out an art-déco brothel located in a degraded central area. The suggestion is to restore the area as a patrimonial and historiographic document, in such a way that moral judgments – related to local prostitution – do not obliterate the aesthetic judgment of properties of the 20’s still remaining in Belo Horizonte.
Key words: Italian immigration; Culture; Urbanism; Art-déco style.
* Antropólogo (UFMG), mestre em Psicologia Social (UFMG), professor da Faculdade da Ci- dade de Santa Luzia (disciplinas História da Arte, Psicologia e Antropologia), professor convidado da pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva, integrante do GECC – Grupo de Estudos em Currículos e Culturas, da FAE/UFMG.


A influência Italiana na arquitetura de Belo Horizontte - Marcel de Almeirda Freitas 




Para ler o artigo na integra:


[PDF] 

A influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte Italian ...

periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/.../780
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de MA Freitas - 2009
Destarte, desde arquitetos e engenheiros até mestres-de-obras e. “pedreiros”, a influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte, entre 1900 e ...
Você visitou esta página 4 vezes. Última visita: 19/07/12


  1. A influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte | Freitas ...

    periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/.../815
    de MA Freitas - 2009
    O texto apresenta notas sobre a interferência da imigração italiana na urbanização deBelo Horizonte e a influência de trabalhadores italianos na construção da ...
  2. Para ler mais sobre o assunto:
  3. [PDF] 

    A influência da imigração italiana na arquitetura de Belo ...

    www.ponteentreculturas.com.br/revista/influencia_arq_bh_pt.pdf
    Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
    INFLUÊNCIA ITALIANA NA ARQUITETURA DE BELOHORIZONTE: Um patrimônio ameaçado. Marcel de Almeida Freitas. Introdução. Minas Gerais foi um dos ...


Um comentário:

  1. O grande descaso da influência italiana na cidade de Belo Horizonte que quase ninguém saiba que a atual Escola de Saúde São Rafael tenha sido a Hospedaria de Imigrantes de Belo Horizonte (Av. Augusto de Lima esq. Av. Barbacena) e que Belo Horizonte, entre as grandes cidades brasileiras, incluindo-se as do Nordeste, onde a imigração italiana foi bem mais modesta, não tenha uma Casa d’ Itália nem uma Beneficenza di Mutuo Soccorso instaladas em edificação com arquitetura característica, feitas mesmo por imigrantes, como acontece com Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo. Para quem não sabe, nossa beneficência italiana ficava à R. Tamóios quase esquina com R. São Paulo, construída em admirável estilo art-decó. Atualmente no local encontra-se um dos muitos “barracões” que proliferam na área central, utilizado por uma loja popular de cosméticos.

    ResponderExcluir