sábado, 4 de agosto de 2012

Antonio Gauzzi


Antonio Gauzzi

Eu não conheci o Sr Antonio Gauzzi, mas gostaria de tê-lo. Em maio de 2012, quando comecei a pesquisar novamente sobre a família Gauzzi, me deparei com esta foto, e a notícia de seu falecimento em 4 de agosto de 2011, e me senti muito orgulhoso de ter um "familiar" tão querido por sua dedicação e doação a uma causa tão importante quanto a doação de sangue. Me emocionei com a história da criação da AVIS, fundada em 1927, em Milão, por um médico, quando este se deparou com uma jovem dando à luz, que teve uma hemorragia, e necessitou de uma transfusão, que não teve como ser feita ... e a jovem morreu. O médico então jurou para si que iria usar de todos os meios e se empenhou para que incidentes como aquele não ocorressem novamente. Um médico envolvido com as pessoas. Uma pessoa que se preocupava com os outros, assim como me parece foi o Sr Antonio. O médico então publicou um anúncio no jornal "Corriere della Sera", e junto com dezesseis pessoas organizou a fase embrionária da nova associação. Não foram reconhecidos oficialmente, pois se recusavam a submeter-se às diretrizes do regime, facista. O verdadeiro reconhecimento jurídico da associação ocorreu apenas em 1950, quando o governo decretou a Avis como sendo de interesse público conjuntamente ao desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde.
A Avis de Spoleto foi fundada em 1954, quando ainda não existia a presença desta associação na região, apenas a cidade de Foligno contava com uma associação de doadores voluntários que havia se iniciado no ano anterior. Desde então, a Avis de Spoleto percorreu um longo caminho, chegando até 2004, quando, com várias manifestações, comemorou seu aniversário de 50 anos. Junto com esta história se mistura a história do Sr Antonio, que certa vez disse: "Quando morirò, voglio avere il Gonfalone dell'Avis di Spoleto sopra la mia bara" ("Quando eu morrer, eu quero ter a Bandeira da Avis Spoleto por cima do meu caixão"). Em uma quinta-feira, no dia 4 de agosto de 2011, após uma parada cardíaca, morreu de repente o Sr Antonio Gauzzi, "...durante anos sempre perto da associação com sua alegria e seu espírito de colaboração. Ele lembra a bondade extrema, disponibilidade, simplicidade, sinceridade, abnegação, e forte apego à Associação...". "...Muito obrigado Antonio por seus ensinamentos, você vai ser lembrado com carinho e você estará sempre em nossos corações!..." No tempo devido, teve seu desejo ouvido!
Os serviços fúnebres foram realizadas na manhã de sábado, dia 6 de agosto de 2011 na Igreja (cheia de pessoas, demonstrando a enorme popularidade de Antonio em Spoleto) de San Martino em Trignano. O enterro se deu no "Cimitero di Morro".


Gostaria de tê-lo conhecido...


Avis de Spoleto:

http://www.avisspoleto.it/


Para doar sangue em Belo Horizonte, procure o Hemominas:


http://www.hemominas.mg.gov.br/

Angelo Augusto Gauzzi

2 comentários:

  1. Ontem descobri que o Sr Antonio Gauzzi é o pai do Sr Stelvio Gauzzi, pessoa bonissima e que foi o primeiro Gauzzi na Italia a me responder e a trocar informações...e a me adicionar como "amigo". Um "cara super legal", como deve ter sido seu pai. Força neste dia Caro Stelvio

    ResponderExcluir
  2. Grazie Angelo, questa e' la foto di mio padre ..... Persona straordinaria alla quale tutti volevano bene .... Oltre 1.000 persone al suo funerale nonostante fosse il 6 di agosto, 400 telegrammi ed altro ancora .... Ma si e' meritata questa attenzione ....

    ResponderExcluir