sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Oscar Gauzzi


Oscar Gauzzi

Meu tio-bisavô, Oscar Gauzzi, tem uma história difícil de completar as lacunas... A maioria das pessoas no Brasil que teria informações já faleceu ou tem poucas lembranças sobre o mesmo. Sei com certeza que o tio Oscar veio para o Brasil com o pai quando tinha 3 anos de idade, conforme registro de imigrantes em Minas Gerais.

Registro de Imigrantes, Oscar Gauzzi


No entanto, em 28 de julho de 1914 teve início a Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras) foi um conflito bélico mundial que só teve fim em 11 de Novembro de 1918. Oscar estava então com 20 anos, tendo vivido por 17 anos no Brasil, parecia o mais saudoso da Itália.
A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a coligação formada pelas Potências Centrais (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano).
No início da guerra, o Reino de Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha caráter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro.

Fotos da Primeira Grande Guerra

Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra. O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial. Em 1915 a Itália havia entrado na Guerra, e o tio Oscar, então com 21 anos, voltou para Itália para lutar pelo país.

Oscar Gauzzi

Oscar Gauzzi com uniforme da Grande Guerra

Passados alguns anos, chegam algumas cartas e fotografias da Itália, com o tio Oscar vestido em seu uniforme de guerra, e informações de que estava para se casar. Algumas pessoas da família me relataram que ele se casou e teve um filho, ainda na Itália ... outros se lembram que ele chegou a voltar para o Brasil e que se casou aqui, tendo então um filho ... talvez tenha se casado na Itália e depois veio ao Brasil ... o que todos concordam é que o tio Oscar teve um filho, e que era um filho homem. A informação mais fidedigna, pois vem de sua sobrinha mais velha, já falecida, é de que o tio Oscar teve um filho ainda na Itália, após o término da Guerra, e que este menino nunca teria vindo ao Brasil e nem sua mãe. Segundo meu tio Osni Gauzzi, seu pai, Hermínio Gauzzi (o sobrinho mais velho de Oscar Gauzzi) dizia que Oscar Gauzzi foi motociclista mensageiro durante a guerra. Foi ferido e veio para o Brasil para se recuperar. Depois voltou para a Itália para continuar a lutar.

Oscar Gauzzi e sua noiva (?)

Você conhece fatos desta história, escreva para familiagauzzi@gmail.com, ou poste comentários abaixo!

Faça parte deste Blog, basta se inscrever em: Seguidores - Participar deste site, na coluna da esquerda.

Abraços,
Angelo Augusto Gauzzi

7 comentários:

  1. Meu pai, Herminio Gauzzi, comentava que o tio Oscar era motociclista mensageiro durante a guerra. Foi ferido e veio para o Brasil para se recuperar. Depois voltou para a Itália para continuar a lutar.

    ResponderExcluir
  2. Caro tio, obrigado pelas informações. Já completei a postagem e aos poucos vamos montando a nossa história. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tem 2 arquitetos que viviam em Paracatu-MG, nos anos 20. Nomes deles Humberto e Oscar Gauzzi. Ver o site: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=87047&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader# Quem sabe não te ajude!?

    ResponderExcluir
  4. http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=87047&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Silvano, muito obrigado, ajudou muito!!!
      Angelo Gauzzi

      É um quebra cabeças! :-)

      Excluir
  5. oi Angelo querido!! Mamãe deve saber de mais detalhes sobre o titio Oscar.. Converse com ela

    ResponderExcluir